A febre do jogo na Internet conquistou a Europa há muito tempo. Frente a esta situação, vários países irão liberalizar e legalizar os sites de jogo on-line (póquer, apostas desportivas) concedendo licenças.

Os jogos on-line em França

Em França, a abertura do mercado aos jogos on-line está prevista para o 1 de Janeiro de 2010. E vários países vizinhos seguem o mesmo caminho.

Os jogos on-line em Itália, Hungria e a Finlândia

O primeiro a se envolver nesta via da liberalização foi a Itália. Desde 2006, os jogos a dinheiro on-line estão autorizados desde que possuam uma licença. Aliás a França inspira-se muito no que estão a fazer os nossos vizinhos transalpinos, para o seu futuro quadro legislativo. A Hungria e a Finlândia também seguem os passos nesse sentido.

Os últimos países até agora a concordar nesse sentido: a Suíça e a Dinamarca.

Os jogos on-line na Dinamarca

O caso dinamarquês é muito idêntico ao que se passa em França. Durante 60 anos, o Estado dinamarquês teve o monopólio dos jogos a dinheiro, através de uma empresa do Estado. E atualmente, mostra-se favorável à entrega de licenças para os profissionais. No futuro, as companhias estrangeiras que obtiverem uma licença irão poder operar no mercado dinamarquês.

Os jogos on-line na Suíça

Na Suíça, o processo está igualmente em marcha, o governo tendo percebido a legitimidade da legalização dos jogos on-line. De facto, de acordo com algumas fontes, cerca de 40 000 Suíços utilizariam atualmente os sites de jogos. Resultando numa abertura do mercado poderia proporcionar 26 milhões de francos suíços (17 milhões de euros) ao Estado, que irá cobrar uma taxa de 15% nos jogos.