Segundo o autor Gilmar Santos a publicidade é todo processo de planejamento, criação, produção, veiculação e avaliação de anúncios pagos e assinados por organizações especificas (privadas, públicas, ou do terceiro setor).

Sendo assim, as mensagens têm a finalidade de predispor o receptor a praticar uma ação específica (por exemplo, o acto de comprar um produto, abrir conta em um determinado banco, reciclar embalagens etc.).

Essa ação tem localização no espaço e no tempo, podendo ser qualificada. Neste sentido, a publicidade vem se expandindo na web, devido ao fato do crescimento da venda de computadores, o que tem incentivado a entrada de brasileiros na rede mundial e refletindo no mercado publicitário.

“A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet, o IP” (Wikipédia). O mesmo é um acrônimo para a expressão inglesa “Internet Protocol” , protocolo usado entre duas ou mais máquinas em rede para encaminhamento dos dados. O IP também permite o acesso a informações, que ficam armazenadas nas páginas web e todo tipo de transferência de dados. A Rede é a principal tecnologia dentre as novas inseridas no meio de comunicação.

A publicidade esportiva nesse veículo comunicativo denominado internet é feita sob as diferentes formas de divulgação, através da colocação de faixas clicáveis (banners), pop ups, marketing viral, reportagens, e imagens. A partir de um trabalho reflexivo e proveitoso, conclui-se que esse é o grande diferencial com relação às demais ferramentas de comunicação. Utilizado de forma precisa, o marketing esportivo agrega força à marca ou à empresa por meio do simbolismo com os valores do esporte, como trabalho em equipe, superação, e liderança, inerentes também ao sucesso na vida corporativa e as características de cada corporação.

Além do facto de ser uma forma de comunicação saudável, ela envolve também sentimentos de uma grandeza insuperável que só o esporte pode proporcionar. Adrenalina, alegria, conquista, vibração e emoção são alguns dos elementos que fazem da atividade um misto de aventura e poder. Não se pode esquecer o papel dos ídolos, que são nesse processo os verdadeiros porta-vozes do mercado com suas mensagens traduzidas em forma de talentos esportivos.

Por isso a publicidade esportiva deve ser feita e explorada cada vez por mais empresas, não apenas em grandes eventos esportivos (Copas do Mundo, Olimpíadas, Pan-Americanos, etc.), pois o investimento no esporte deve ser constante e ocorrer durante o ano todo. O marketing esportivo é saúde para as empresas.

Por Patrick Marçal http://publicidadesportiva.blogspot.com/