Jogos on-line: a França fez deter o patrão da Unibet e Bruxelas contesta
Acusado de infracção ao monopólio de jogos, o sueco Petter Nylander, Director Geral do operador on-line Unibet, foi interpelado e detido pelas autoridades neerlandesas na segunda-feira de acordo com um mandado de captura europeu emitido pela França!
Quando Petter Nylander se preparava para embarcar no aeroporto de Amesterdão para regressar à sua residência londrina, foi preso em consequência de um processo iniciado em 2006 pela Française des Jeux e o PMU contra Unibet, por infracção às leis francesas.
Já em Abril passado, o antigo vice-presidente da Unibet, Didier Dewyn foi igualmente preso por “atentado ao monopólio relacionado com prognósticos de corrida hípica, outros eventos e lotaria” da Française des Jeux (FDJ), mas foi posto em liberdade após o pagamento de uma caução de 150 000 euros.
A Unibet declara a arrogância da França e da lei europeia neste domínio, quando “o governo francês anunciou recentemente querer discutir a possibilidade de uma abertura controlada do mercado francês dos jogos e apostas on-line”.
A Comissão europeia denunciou igualmente esta travagem sob mandado europeu, visto que constitui uma “infracção total ao direito comunitário e aos princípios da União Europeia”. Foi dado à França o prazo até ao 31 de Outubro para responder ao pedido de levantar qualquer proibição sobre os jogos on-line.